Não Percam...
quarta-feira, 17 de agosto de 2011
sexta-feira, 12 de agosto de 2011
Quanto maior o conhecimento sobre as regras de higienização das mãos, menores são os riscos de contrair e transmitir infecções no trabalho, em especial quando esse for na área da saúde. A conclusão é de pesquisadores da North Carolina State University.
O estudo que envolveu 71 profissionais da saúde que avaliaram 16 situações simuladas passíveis de acontecerem na vida real. Essas visavam testar a percepção de risco dos profissionais com base em seu nível de conhecimento de higiene, bem como seu lócus de controle interno de saúde - uma medida da quantidade de influência que eles percebem ter mais a propagação da infecção.Os resultados mostraram que aqueles profissionais com maior noção do risco tinham menores chances de espalhar bactérias ao seu redor, contaminando o ambiente e os pacientes. Esses eram também mais atentos ao tocar pacientes e objetos.
quinta-feira, 11 de agosto de 2011
segunda-feira, 8 de agosto de 2011
GESTÃO FINANCEIRA EM CLÍNICAS E CONSULTÓRIOS
QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DA GESTÃO FINANCEIRA EM CLÍNICAS E CONSULTÓRIOS?
Prof. Dr. Felipe Chibás Ortiz e Dra. Claudia Firmino de Freitas
Saber para onde vamos, quando e onde investir
Entender os objetivos de uma atividade qualquer, mais ainda da atividade financeira no setor da saúde, é ter claro aonde se quer chegar, qual é a bussola que pode nos guiar no mar de contradições, questionamentos e imprevistos financeiros entre os quais devemos cotidianamente navegar. Por isso, resulta positivo termos clareza de quais são os objetivos que perseguimos com a Administração Financeira. Desta forma, os supra-objetivos das ações e decisões da Gestão Financeira podem ser resumidas da seguinte forma:Assegurar à clínica, consultório ou empresa do setor da saúde uma estrutura financeira equilibrada e que não a coloque em risco financeiro nem no curto nem no longo prazo. Este equilíbrio pode ser medido pela comparação entre as aplicações de capital efetuadas e as fontes desses mesmos capitais.
Assegurar a rentabilidade dos capitais investidos (quer dos capitais próprios, quer dos capitais alheios). Esta rentabilidade pode ser verificada comparando o valor dos resultados obtidos com o valor dos próprios capitais investidos.
Garantir a estabilidade das operações do consultório ou empresa assegurando a existência dos capitais financeiros necessários que a atividade corrente requer, assim como garantir a existência e à realização de investimentos em capital fixo.
Resumindo, podemos dizer que ter uma boa Gestão Financeira nos ajuda a tomar decisões adequadas no dia do serviço, não entrar na falência de um dia para outro, não achar que estamos ganhando muito porque temos muitos pacientes/clientes quando na verdade estamos tendo um elevado custo e por tanto quase ou nenhum lucro, etc. A Administração Financeira é uma excelente ferramenta para administrar qualquer tipo de clínica, consultório ou empresa do setor da saúde, ajudando a tomar decisões no dia a dia e a médio e longo prazo, como as referentes a quando e como investir, quando e de que forma crescer.
FELIPE CHIBÁS ORTIZ é consultor, psicólogo pela Universidade de Havana, Cuba, mestre e doutor pela USP em temas de Comunicação Organizacional, Relações Públicas e Marketing, especialista em Marketing Direto pela Universidade Alcalá de Henares, Espanha. Palestrante em diversos congressos nacionais e internacionais. É autor de onze livros publicados em Cuba, Brasil, Espanha, Canadá e México e sócio-diretor da Perfectu Gerenciamento Empresarial, empresa de consultoria que integra o grupo multinacional espanhol de Consultoria e Formação Empresarial Global Estrategias, presente em 15 países de quatro continentes. Preside o comitê organizador do I Fórum de Dentistas e Profissionais da Saúde Empreendedores.
CLAUDIA FIRMINO DE FREITAS é cirurgiã dentista pela Universidade Metodista, gestora e consultora odontológica com ampla experiência no mercado. Formada nos cursos de Ortodontia, Reabilitação oral, Estética odontológica, Periodontia. Tem atuado também como Professora Assistente de cursos na USP e na Universidade Metodista. Integra o projeto Envelhecer sorrindo pela Universidade São Paulo, programa direcionado ao atendimento na área de Odontogeriatria. É também especialista em Direção de Departamentos de Atendimento e Fidelização do cliente pela Universidade Politécnica de Madrid, de Espanha, e sócia-diretora da Perfectu Gerenciamento Empresarial. Preside o comitê organizador do I Fórum de Dentistas e Profissionais da Saúde Empreendedores.
quinta-feira, 28 de julho de 2011
Homenagens a Amy Winehouse
Homenagens a Amy Winehouse
Musas na saudade: artistas lamentam morte e prestam homenagem à cantora inglesa
Daniela Mercury homenageou a cantora em carnaval fora de época em Fortaleza
Após saber da morte de Amy Winehouse, a emoção também tomou conta de artistas do mundo todo, que admiravam o trabalho da cantora.
Durante show na noite de sábado, no Fortal, o carnaval fora de época de Fortaleza, Daniela Mercury subiu ao palco produzida à la Amy: com um topetão e os olhos bem pintados, marcas registradas da inglesa. A baiana improvisou a música Rehab e fez um discurso contra as drogas:
“Vamos nos embriagar de poesia e de imaginação, a gente não precisa de drogas para se divertir”. Ivete Sangalo se manifestou através do twitter: “Pôxa, que triste, pequena Amy morreu. Fico triste de ver nesse caminho muito talento, mas na mesma medida um sofrimento indecifrável. Deus dará a ela conforto e paz. Continuarei sua fã”.
A roqueira baiana Pitty estava em Nova York (EUA), para um show ontem no Central Park, quando soube da morte da ídola. “Estou sentada num restaurante e lágrimas caem dos meus olhos. Podem olhar à vontade, mtfckrs (mother fuckers). Amyzinha partiu”, postou no twitter. Outra lenda da música pop, a exemplo de Amy Winehouse, a cantora Lady Gaga homenageou a artista no Facebook. “Amy mudou a música pop para sempre. Ela viveu o jazz, viveu o blues. Eu lembro de sentir que havia esperança e de não me sentir tão só por causa dela”.
Fonte:
Diferencie-se: Faça seu Marketing na Internet de forma certa, aprenda como sua vida pessoal pode influenciar sua vida profissional. Clique aqui e saiba como: http://www.perfectuempresarial.com.br/contato.php
Palavras dos Diretores
Marketing de Responsabilidade no setor da Saúde
Marketing de Responsabilidade no setor da Saúde
27/07/2011
Autores: Prof. Dr. Felipe Chibás e Dra. Claudia Firmino
Lendo este título você pode se perguntar, o que tem a ver minha clínica ou serviço no setor da saúde com isso?Responsabilidade Social é algo que tem a ver com as grandes empresas. Mas na nova forma de gestão que está sendo adotada pelos consultórios, clínicas e demais serviços de saúde, muito mais envolvida com os problemas e necessidades da comunidade e seus clientes/pacientes, a responsabilidade social e o marketing exercem um papel fundamental. Ter compromisso com a sociedade e com os outros não é apenas um dever de todos, senão que é um elemento que pode contribuir a administrar melhor e obter me-
lhores resultados.
Neste contexto, a Responsabilidade Social tem refletido em bons resultados, tanto econômicos, como sociais, pois juntamente com o Marketing, este modelo de gestão tem originado maior visibilidade da organização de saúde e dos profissionais que a integram. Os projetos de responsabilidade social , tem servido para expandir as práticas positivas adotas pelas empresas junto à sociedade.
O chamado Marketing social ou Marketing responsável ou simplesmente o Marketing de Responsabilidade Social reflete em grandes ganhos se utilizado de forma coerente e honesta. Vejamos as vantagens que traz sua utilização:
1. Fortalecimento da imagem da marca e da organização como um todo, ficando mais conhecida e com uma imagem positiva.
2. Incremento da imagem positiva dos produtos, tratamentos e serviços que oferece a entidade e profissional da saúde e conseqüentemente contribuindo ao incremento da procura por eles.
3. Contribuir a solucionar assuntos tão delicados como o lixo hospitalar.
4. Pode ajudar a resolver problemas antigos de relacionamento da organização de saúde com as instituições e empresas do bairro, por via do apoio das lideranças comunitárias.
5. Ajuda a canalizar as boas intenções de seus clientes/pacientes que não estavam conseguindo por outras vias.
6. Contribui a unir os integrantes da sua equipe de saúde em torno de uma idéia comum.
7. Contribui a aproximar a clínica ou organização assim como aos profissionais da saúde, de autoridades políticas, celebridades e personalidades, fazendo crescer seu network.
O que não faltam são as boas intenções. Mas o que não deve acontecer é que continuemos num esquema de oferecer apenas caridade. Mesmo que se confundam, fazer caridade não é o mesmo que praticar a Responsabilidade Social. Muitas vezes a caridade esconde a nossa culpa com respeito a coisas que deveríamos ter feito no passado. Adotar um modelo de Responsabilidade Social significa ir um pouco além da caridade. Significa dar ao próximo um espaço de dignidade, não é dar o peixe, se não dar a rede para que essa pessoa física ou jurídica possa pescar, ajudar mas com a perspectiva da sustentabilidade. Isto é que se garanta o crescimento dessas pessoas ou comunidades, fazendo que todos se sintam honestos e dignos no processo, tentando também que a mudança ou ajuda dada vire uma mudança permanente e não apenas algo temporário. Isto envolve uma mudança de atitude e comportamento, tanto de quem ajuda, como de quem recebe.
Outro problema que acontece quando vai ser elaborado e implementado o projeto é que as organizações e profissionais da saúde não tem experiência em como montar e fazer acontecer projetos desse tipo. Quando partimos de um conceito mais amplo, não apenas da caridade ou simples doação de produtos, às vezes fica difícil pensar em quais ações implementar, quem serão os responsáveis, quais outros parceiros e entidades procurar ou simplesmente por onde começar. Nestes casos, se as dúvidas são muitas se sugere procurar uma assessoria profissional.
Contate-nos.
- Este vai ser um dos temas abordados no treinamento de Marketing Estratégico c/ enfase em mídias sociais - 06/08/2011
PARTICIPE
site: www.perfectuempresarial.com.br
e-mail: marketing@perfectuempresarial.com.br
Tel. (11)3774-3881/ 3774-8407
msn. mkt.perfectu@hotmail.com
skype. marketing.perfectu
Assinar:
Postagens (Atom)











