terça-feira, 28 de fevereiro de 2012





Prof. Dr. Felipe Chibás e Dra. Claudia  de Freitas

Antes de pensar em ganhar o paciente utilizando os veículos que disponibiliza a web, tais como sites, blogs,  disparos de emails, entre outros é preciso entender como pensa o paciente atual, o que o motiva, quais informações procura, como quer se relacionar com os profissionais da saúde, que espera ele de um site ou perfil no Facebook, por exemplo, de seu médico.
A seguir algumas das tendências mais específicas e palpáveis nos pacientes brasileiros, as quais conseguimos levantar após diversas enquetes e entrevistas realizadas pela Perfectu com pacientes e profissionais da saúde.

 Pessoas físicas: Quem procura os serviços de saúde pela Internet são mais pessoas físicas e menos pessoas jurídicas ou entidades que procuram serviços para seus funcionários e colaboradores.
 Dos dois sexos: Mesmo que procuram informação ambos os sexos, ainda predominam os pacientes femininos.
 Faixa etária predominante: A idade predominante dos pacientes que procuram informação na net está entre 17 e 58 anos
 Informado: Cada vez os pacientes são mais informados pelas mais diversas vias. O nível cultural e educacional das pessoas cresce.
 Expõem sua vida: Cada vez mais os pacientes estão dispostos a expor sua vida para os outros, exigir e dividir informações pessoais.
 Opinião expandida: Os pacientes opinam sobre os serviços de saúde em diversos locais de Internet e deixam sua opinião não apenas no site, blog, ou perfil na rede social da clínica ou do Professional da saúde em questão, senão também em outros que você não espera. Pode ser em comunidades de discussão, salas de chat sobre um assunto ou compartilha essa opinião na sua página no Facebook. Por isso, é necessário monitorar sua imagem na internet, mesmo quando você e sua clínica não queiram investir ou estiver de forma solida nela. 
 Consulta preço e facilidades da concorrência: O paciente atual consulta os benefícios, preço e outras ofertas da concorrência e confronta o Professional com estas informações.
 Consulta várias opiniões de pessoas que já desfrutaram seus serviços: O paciente atual consulta não apenas seu site e os da concorrência. Ele valoriza mais a opinião de outras pessoas que desfrutaram dos serviços da saúde que ele está procurando do que a opinião do próprio profissional da saúde exposta nos veículos, os anúncios feitos ou a opinião de outros profissionais da saúde a esse respeito.

Devemos dizer alias que todo isso ocorre a uma velocidade e com um alcance geográfico antes inacreditável. Uma informação favorável ou desfavorável a respeito de um profissional da saúde e a qualidade de seus serviços pode percorrer o país inteiro em poucos milissegundos. Uma imagem construída durante anos pode  destruir em segundos ou vice-versa, pode se construir uma imagem positiva de um profissional e seus serviços de uma forma muito mais rápida e acessível. Mas para isso é preciso ter uma estratégia adequada de marketing, conhecer o regulamento dos órgãos específicos do setor a respeito, assim como pesquisar e conhecer o público alvo desse serviço e profissional da saúde.  Logicamente também deve se conhecer sobre como usar as ferramentas da Internet. Bom gente, esse é o novo universo chamado ciberespaço no qual vivemos e também mergulharam pacientes e profissionais da saúde. Gostando ou não, não dá para viver fora dele.


 Para mais informação contate a Perfectu ou clique aqui

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